Your Nav Bar Here

30.9.11

Changes.

"Quem não arrisca não petisca. Não há ação que não traga risco implícito, mas ninguém alcança o sucesso sem enfrentar o desafio que é viver." - Eugênio Mussak

De repente bateu aquela vontade de mudar, não só a aparência, o nome do blog, os móveis, mas dentro de mim. Eu sempre acreditei que as pessoas não mudam. Eu ainda acredito nisso, porque sinceramente ninguém muda de caráter de uma hora para outra. Ele se mantém intácto e eu acredito que existem apenas coisas mutáveis, coisas concertáveis...

Digamos que esse assunto não é lá muito fácil de ser explicado e compreendido. É assustador e é sempre o assunto que as pessoas evitam. Poucos gostam de mudanças, poucos são aqueles que se dão bem com elas. Eu particularmente sempre fui uma pessoa que adora as coisas como são, mas ultimamente aprendi a apreciar as mudanças. Ultimamente ando querendo fazê-las.

Ninguém se mantém a mesma pessoa sempre. Não somos mais as mesmas pessoas que eramos ontem.
O tempo passa sem piedade e com ele percebemos como tudo vai se perdendo para dar lugar às coisas novas que vão chegando aos pouquinhos.

Quem me conhece sabe que tudo de novo que eu começo a fazer acaba dando errado, por isso me mantenho em uma linha que não me permite mudar por medo de errar.
Eu sei, não foi tão de repente essa vontade de querer mudar. Eu venho pensando nisso há tanto tempo que comecei a somar as coisas boas e as ruins de acordo com essa vontade.

Eu nunca sei dizer quando é que as vontades nascem, mas sei dizer que elas começam a ficar visíveis e palpáveis diante de mim de acordo com o modo que vou vivendo minha vida. Eu percebi que mudar hábitos, móveis, pensamentos não fazem de mim uma pessoa instável. Mudar é bom, mudar é um modo de aprender a lidar com o que a vida nos dá.

Não deixarei de ser a pessoa com personalidade forte que eu realmente sou. É claro que eu devo me firmar em algo, mas eu sou tão jovem e pedir para eu ter paciência é algo fora de questão. Eu não possuo paciência. Eu tenho curiosidade. Curiosidade de saber o que as pessoas irão dizer quando notarem a diferença da pessoa que eu fui e a que estou me tornando.

Tenho curiosidade de saber se irei ser julgada por isso de uma maneira boa ou ruim. Tenho curiosidade de saber se isso é apenas mais uma das minhas teorias baratas ou se é algo bom que está para acontecer. 
A questão, colega, é que não devemos nos sentir presos só porque algum mané disse que mudar é algo incerto. Esse mané não está errado, é claro, mas o fato é que nunca saberemos se não experimentarmos. Se não arriscarmos. 

Apesar de criarmos a ideia de que somos sempre as mesmas pessoas, não quer dizer que realmente somos. Se quiser tirar a prova disso, pegue uma foto sua antiga e uma atual. Perceba a diferença, note como os traços mudaram, note como o tempo agiu sobre você, sobre sua vida, sobre suas atitudes e pensamentos.

Um garoto de 5 anos odeia garotas, assim como as garotas dessa idade os odeiam também. Após cinco anos, notamos a diferença nessas crianças e vemos como o interesse muda. Trocar a cor do cabelo, trocar a roupa, o carro, o velho pelo novo, o azul pelo rosa, uma cidade por outra... Tudo isso faz parte. 

Tudo isso é aceitável, mas quando o assunto é sobre nós e nossa maneira de pensar, as pessoas se acham no direito de apontar o dedo e dizer que você mudou e deixou de ser o que era, quando na verdade você apenas adquiriu mais personalidade e amadurecimento.

A questão é que não precisamos ser desvalorizados, julgados por mudar nossos pensamentos, opiniões. Não. Não é nada disso, colega. E o que me fez enchergar essas coisas, foi uma pequena frase do querido Mário Quintana:  "Não me envergonho de mudar de idéia, não me envergonho de pensar."

Isso me fez acreditar que eu não preciso me sentir sensurada por querer coisas novas, por querer ser qualquer coisa além do que eu ando sendo agora, pois acredito que isso tudo seja amadurecimento e que é isso que a vida nos obriga quando vamos crescendo. 

Crescer, mudar, pensar e agir. Nesse rítimo, sem pressa e sem medo. Mas com a certeza de que não preciso perder o meu ser nas mudanças.


Yasmin Back



Um comentário:

  1. Me permitindo sacudir suas palavras no ar, Saumensch. É um texto belo, bonito, calmo e cheio de pensamentos confusos e no entanto certos. Como uma teoria... E na teoria tudo parece ser tão lindo e certo. Eu acredito no crescer, mudar, pensar e acima de tudo agir, mas só acredito de verdade quando a vontade vem de si mesma, a vontade de fazer das tripas coração. A vontade que vem do corpo e da alma e não de opiniões ou pensamentos de terceiros. A teoria é bela, mas não impossível. Mudanças são boas, abrigo novo, coração novo, e alias, mudanças são precisas. Pra viver e respirar.
    Eu realmente gostei do texto, de verdade sweet Saumensch. Um beijo enorme, @lovlovemedo.

    ResponderExcluir